”A Inteligência Emocional é a capacidade de reconhecermos, entendermos e gerirmos as nossas emoções, bem como reconhecermos, entendermos e influenciarmos as emoções das outras pessoas.
Este conceito tornou-se popular e divulgado para o público em geral em 1995, após a publicação do livro “Inteligência Emocional” do psicólogo formado em Harvard e escritor do New York Times, Daniel Goleman.
Cada vez que sentimos uma emoção, a nossa perceção, atenção, memória e comportamento são afetados. Não vemos o mundo de forma objetiva, mas sim com base nas emoções que estamos a sentir.
Vicent van Gogh disse “não nos esqueçamos que as emoções são os grandes capitães da nossa vida e nós obedecemos-lhe sem nos apercebermos”.
Esta frase tem muita sabedoria e é o que a ciência tem vindo a comprovar ao longo dos últimos anos.
Se as emoções estão presentes em todas as nossas decisões e influenciam-nos sem nos apercebermos na maioria das vezes, então precisamos aprender a identificar quando isso acontece, que influência está a acontecer e o que fazer de seguida.
E é isso mesmo que a Inteligência Emocional nos ajuda. A sermos inteligentes com as nossas emoções.”
Nesta palestra, é apresentada a importância da Inteligência Emocional na vida pessoal e profissional, o entendimento dos mecanismos que estão por trás das emoções, como saber lidar com emoções desagradáveis, tais como a raiva, frustração e ansiedade e como fomentar relacionamentos mais positivos e duradouros. A palestra Inteligência Emocional é transmitida utilizando evidências científicas, exemplos práticos e alguma dose de humor. Estes três componentes permitem que o publico se conecte ao tema e entenda a aplicabilidade prática no seu dia-a-dia.
Categorias por keywords: oradores, palestrantes, educação, desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e inteligência emocional.