O meu nome é Gustavo Schulz Gattino. Sou licenciado em musicoterapia, mestre e doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Sou investigador e professor da
Universidade de Aalborg na Dinamarca, além de trabalhar em Portugal no campo da música e saúde. Trabalhei como musicoterapeuta por muitos anos no Brasil e hoje me dedico especialmente a investigar e dar palestras sobre o papel da música na vida das pessoas. Acredito que a música tem um papel transformador na vida do ser humano e por isso dedico a minha vida a abordar esse tema em diferentes atividades, que incluem não apenas palestras, mas também atividades musicais para grupos nos contextos áreas da saúde, educação, desporto e no contexto organizacional. Sou autor de diversos livros e artigos científicos em diferentes países tais como Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Argentina e Dinamarca que abordam o papel da música na vida das pessoas.
Atualmente, sou membro do conselho da Federação Mundial de Musicoterapia (como chair da comissão de publicações) e membro do conselho da Confederação Europeia de Musicoterapia (como representante da Dinamarca e coordenador da região norte).
Desde a pré-história, existem registos de que a música está presente na vida do
homem. Não existe uma certeza sobre o porquê ela existe, mas sabe-se que ela faz parte do quotidiana das pessoas e que oferece diversos benefícios comprovados por evidências científicas. Algumas músicas nos remetem a momentos de alegrias, outras a momentos de tristeza, por exemplo. Uma música pode lembrar uma pessoa, um lugar ou até mesmo um acontecimento. A música nos impacta e nos transforma diariamente e muitas vezes não somos conscientes da sua importância no nosso quotidiano.
Existem diversas evidências de que a música melhora a nossa saúde e bem-estar. A música oferece um melhor equilíbrio dos nossos hormônios, diminui o estresse, aumenta as sensações de prazer e satisfação, diminui a dor e aumenta as nossas defesas do corpo. Sendo assim, é preciso desenvolver estratégias sobre como utilizar esse recurso para aproveitar ainda mais os seus benefícios e poder reduzir possíveis riscos associados.
Nesta palestra, mostro como a música está presente em nossas vidas e como podemos inserir experiências e iniciativas musicais na nossa na nosso dia-a-dia para ter mais saúde e qualidade de vida. Esta palestra inclui histórias pessoais, exemplos científicos, algumas performances musicais, assim como uma interação dinâmica com o público.