Imagine enfrentar não uma, mas três situações oncológicas graves entre os 31 e os 33 anos de idade, passando por mais de uma dezena de intervenções cirúrgicas e dois autotransplantes de medula óssea. Adicione um ano e meio de hemodiálise aos 41 anos e, aos 43, um transplante renal. Eis o resumo da jornada de autoconhecimento, resiliência e compromisso de João da Silva.
Na palestra Quantas vidas temos? – O Poder do Compromisso, João da Silva leva os participantes a uma jornada de autoconhecimento, reflexão pessoal profunda e de transformação, desafiando-os a conhecerem-se melhor e a focarem-se em definir as suas prioridades através do compromisso consigo próprios, com os outros e com os seus projetos de vida e profissionais, fortalecendo ou redesenhando a forma como vivem, interagem e produzem. Uma experiência fora da caixa, informal, intensa, dramática, divertida, recheada de partilhas de ensinamentos, dicas e vivências na primeira pessoa.
O compromisso connosco próprios é a bússola que guia a nossa jornada na vida e que nos impulsiona a avançar, independentemente das pedras que surjam no caminho. Para onde vai o pequeno pedaço de vida que estás a deixar escapar?, pergunta-nos João da Silva, que prefere ser apresentado como ser humano: a consciência constante de que o somos coloca-nos em pé de igualdade e promove empatia e tolerância entre todos, diz-nos.
Em setembro de 2022, João da Silva ligou os IPO de Lisboa, Coimbra e Porto numa caminhada de 13 dias e 380 km, a que chamou 300 km de Esperança. O objetivo? Realizar uma angariação de fundos para a Acreditar e transmitir uma poderosa mensagem de coragem e de esperança a todos que atravessam momentos difíceis na vida.
Um Homem de Causas.
Jornalista há 22 anos
Autor dos livros O Sofrimento pode esperar e Quantas vidas temos?
Colunista do Público (+ 80 crónicas publicadas em 2022/2023)
Fundador da Associação Vidas Reais Causas Reais